quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Verdade 03 | Você precisa deixar de ser tãaaaaaaooooooo ansiosa...


Meninas, bom dia!!!

Nos últimos dois dias estamos enfrentando uma frente fria digna de polo norte... rsrsrs... Ótimo para dormir, mas terrível para sair cedo e ir trabalhar...

Mas vamos lá ao assunto de hoje: 

Controle a ansiedade...
Todos nós temos limites e trabalhamos dentro do que conseguimos fazer...
Ficar ansiosa e se estressar desnecessáriamente não vai resolver nada...


Isso é verdade meninas... Vocês precisam entender que todos estão sujeitos a erros... Todo mundo pode errar e não dá para se martirizar e descabelar caso você faça alguma besteira, nem dá para crucificar ou assassinar quem fizer alguma besteira...

Eu já tinha falado antes que alguma coisa sempre vai dar errado, e algumas vezes isso acontece porque as pessoas cometem erros... Ponha o pé no freio da ansiedade porque quando você se desespera você não consegue pensar claramente em soluções para os problemas, por mais obvias que elas sejam...
Mas vamos pensar aqui sobre o nosso trato com fornecedores...

Ao contrário do que a gente pensa e idealiza os fornecedores também são pessoas - não são super homens ou super mulheres perfeitas que não erram nunca... Além de você eles estão fornecendo serviços/produtos para mais vários outros casamentos que acontecem no mesmo dia, na mesma semana ou no mesmo mês que você... Se você que está pensando e organizando só o seu casamento já fica louca e perdida com tanta informação, imagina um fornecedor que tem que pensar e programar vários...

Então temos que pensar com clareza sobre as nossas exigências... Vamos ter foco meninas...!!!
Por exemplo, o seu casamento é daqui a 8 meses e você já está enchendo a paciência da sua decoradora para definir e saber os mínimos detalhes de tudo que vai querer... Aí você fica com raiva porque os e-mails não são respondidos imediatamente ou porque a decoradora diz para você ficar calma que vocês vão decidir os detalhes mais a frente...

Eu sei que a ansiedade é fogo, que tem aquela pulguinha do desespero que fica rondando a nossa cabeça e exigindo que todas as coisas sejam resolvidas para ontem... Mas pense só: quantos casamentos será que a pobre coitada da decoradora e da equipe dela têm para programar e organizar antes do seu...?!?!

Se eles já estão acostumados a pensar e organizar mil e um casamentos diferentes, se você decidiu fechar com eles porque se identificou com o trabalho deles e viu algo de qualidade e que te encantou, porque não ter um pouco de bom senso paciência para que eles organizem as coisas no seu devido tempo...?!?!

Não vou dizer para vocês que eu fui um exemplo de perfeição no que diz respeito a paciência e controle de ansiedade... rsrsrsrs... Demorei um pouquinho para entender que quando as meninas do buffet falavam "calma, ainda está cedo para se preocupar com isso. Vai dar tudo certo" é porque realmente ainda estava cedo... Afinal eles já trabalharam e montaram várias festas por aí e sabem o que é ou não necessário definir com muita antecedência...

Existe diferença - e é importante você colocar isso na sua cabeça - entre negligência e organização de prioridades... A prioridade de cada fornecedor sempre vai ser atender a todos os clientes sim, mas dar foco e atenção total para aqueles que vão casar de imediato...

É lógico que, se você manda e-mail, pede orçamento e o fornecedor não dá nem a mínima para você, não responde, não tira as suas dúvidas e só te responde com a clássica frase "ainda está muito longe" sem nem mesmo te dar uma resposta, mesmo que geral, sobre as suas dúvidas, esse é um fornecedor no mínimo negligente e que pode te dar trabalho no futuro...

Ontem mesmo eu falei sobre isso - tudo deve ficar claro, documentado e você pode e deve cobrar para que tudo saia do jeito que foi acordado... Mas existe tempo para tudo, então não há necessidade para muito desespero antecipado...



Agora se o seu casamento é daqui a 6 meses e você já quer definir todos os mínimos detalhes que vai acontecer e o fornecedor te responde definindo em linhas gerais, mas pede que você espere para tomar todas as decisões quando for mais próximo a data, esse não é um fornecedor negligente e sim consciente...
Sabe porque?!?

Porque cabeça de noiva é um negócio doidoooooo... EU SEI DISSO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA... hahahahaha

    Quantas e quantas vezes você não planejou tudo o que queria para o seu casamento de mil e uma formas diferentes só porque viu as fotos de um casamento que te inspirou a mudar todas as ideias que você tinha?!
    Quantas e quantas vezes você não mudou o seu modelo de vestido de noiva dos sonhos?!
    Quantas e quantas vezes - mesmo depois de você já ter comprado/alugado o seu vestido - você não ficou querendo mudar só porque achou que um outro modelo era mais bonito?!
    Quantas e quantas vezes o seu noivo olhou para a sua cara com aquela expressão de "Meu Deus! De onde você tira tanta ideia maluca?!" ou o clássico olhar de dúvida do "Será que essa mulher é bipolar?!"
   Quantas mudanças - até o momento - você já fez quanto a escolha do seu pendeado para o grande dia?!
   Quantas indecisões e dúvidas por essa sua cabeça?!??!?!?



Então, se o fornecedor te diz, "querida, vamos definir a ideia geral de tudo que vocês querem agora, mas vamos acertando os detalhes mais perto da sua data" não é porque ele está implicando com você ou quer que o seu casamento seja o mais horrível da terra... É porque ele sabe que até chegar o dia X você vai ter a sua cabeça tão bombardeada de informações, inspirações e tendências que você vai mudar de ideia muitas vezes sobre várias coisas...
Então não é necessário ter tanta pressa ou desespero para a definição de todos os detalhes imediatamente na hora que você fecha o contrato com ele, por exemplo...
Tudo no seu devido tempo...

Pode parecer bobeira, mas não é... Tem noivas que saturam tanto os fornecedores, que eles acabam parecendo uns zumbis sem alma e perdem a vontade de fazer um trabalho bacana...
Ninguém trabalha bem se não está se sentindo bem, a vontade, ouvido e respeitado... E o mesmo vale para os fornecedores porque, vocês se lembram né, eles também são humanos... 

Os fornecedores também sofrem dos mesmos males que você - pressão no trabalho, problemas na família, dificuldades em geral, doença, gravidez, TPM, acidentes, podem ter dificuldade para entender algum conceito/orientação que você passou, podem ter dificuldades em se fazer entender, sentem fome, sede, ficam cansados e estressados, vão ao banheiro - fazem tudo que um ser humano normal faz, então antes de cobraaaaar exageradamente coisas que podem ser feitas com a devida calma e paciência, faça o seguinte:

Pare! Respire fundo! Conte até 20! E tente se colocar no lugar do fornecedor!



Você vai ver que assim tudo vai fluir mais facilmente... Lidar com a ansiedade pré-casamento é um exercício e tem que ser devidamente praticado diariamente...

Bjs!!!

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