quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dicas | Principais reclamações sobre Lista de Presentes virtuais...

Como eu falei de manhã, aqui vai um post para explicar as confusões mais comuns que as pessoas fazem com respeito ao uso de listas de presentes virtuais, ou como as lojas chamam listas de casamento... Pelo menos essas foram as principais reclamações que eu vi na época de optar pelo site onde montar a nossa lista, fiquei assustada e achando que não podia confiar em loja nenhuma, afinal todas tinham milhões de reclamações, maaaaaassss, depois olhando calmamente cada reclamação percebi que o problema foi a falta de entendido ou de leitura do contrato ou termos de utilização da lista de casamento que são determinados por cada site e informados por ocasião da ativação da lista...



A maioria dos contratos de listas de presentes determina que após a compra dos presentes pelos convidados você pode resgatar o produto comprado para ser entregue no endereço que estava cadastrado por ocasião da compra ou então fazer a conversão do valor em créditos/vale compras para compras via internet ou tele-vendas...

Agora, vamos parar para entender isso, antes de surtar e ficar aí falando mal das lojas... rsrsrs
Você criou sua lista de casamento no www.loja.com.br e cadastrou na ocasião da criação da lista o endereço da casa dos seus pais (Rua 1, Casa 2, Bairro X, Cidade Y, CEP 1234567)...
Automaticamente todos os itens que estão na sua lista terão o valor do frete para entrega calculado para esse endereço... 

O seu tio, foi lá no site onde a sua lista de casamento está hospedada e escolheu comprar para vocês uma cafeteira de R$80,00... Ele faz a compra e o site já vai informar ao seu tio qual o valor final da compra já com o frete incluso (afinal não faz sentindo quem está recebendo o presente pagar o frete né... rsrsr) para o endereço que está cadastrado lá no sistema, o da casa dos seus pais (Rua 1, Casa 2, Bairro X, Cidade Y, CEP 1234567)... O valor final da cafeteira + frete foi de R$93,00 (Cafeteira R$80,00 + Frete R$13,00), o seu tio paga e o site envia um e-mail para você informando que você recebeu um presente do seu tio Fulano...

Aí você vai lá e decide que não dá para entregar os presentes na casa dos seus pais, porque já está tudo cheio de coisas de casamento... Quer trocar o endereço de entrega... Existem sites que permitem essa mudança, outros que não, então você tem que ler direitinho os termos de utilização antes de apertar o concordo hein...
O site www.loja.com.br permite a troca e você altera no site o endereço de entrega para a casa dos seus sogros (Rua 10, Casa 20, Bairro K, Cidade Y, CEP 9876543)... Ou seja, outro endereço outro cálculo e valor de frete... O preço final da cafeteira que o seu tio comprou, se fosse entregue na casa dos seus sogros seria de R$95,00 (Frete de R$15,00 e não de R$13,00) logo, nenhuma das lojas permite a mudança de entrega do endereço de presentes que já foram comprados, porque não tem como ir lá e dizer ao seu tio: "Olha, você tem que pagar um valor a mais porque sua sobrinha decidiu mudar o endereço da entrega"... Não faz sentido...!!!!


Então o endereço de entrega da cafeteira vai continuar sendo o dos seus pais e o dos presentes que forem comprados após a troca do endereço, serão entregues na casa dos seus sogros...
Ficou claro como funciona essa parte...?!?!






Outra coisa que dá muita confusão também são as tais trocas por vales compras ou créditos para uso no site ou tele-vendas... 



Pessoal, está claramente especificado que o uso é só através desses dois canais de vendas, mas muita gente teima em criticar e falar mal das lojas porque o vale compras não pode ser usado na loja física, como se isso já não fosse uma informação dada antes de você criar a sua lista de casamento no site... Então vamos ficar atentos...!!!

Mas vamos lá, continuando nosso exemplo do site www.loja.com.br...
Acabou que no dia do seu casamento, você ganhou 3 cafeteiras, e já não sabe mais o que fazer com tanta cafeteira em casa, logo, decide troca o valor da cafeteira que foi comprada pelo seu tio, por um vale compras na loja...
Você segue o procedimento para troca e recebe o número do vale compras por e-mail... Os vales compras geralmente tem prazo de 1 ano para uso...

Quando você for realizar a compra de outro produto no site, você vai fazer a compra normalmente, mas digitar o número do seu vale compra no campo solicitado e o sistema do site vai fazer o abatimento do valor do vale compras em cima do valor + frete do produto que você está adquirindo agora...
O seu vale compras da cafeteira foi de R$93,00, mas vocês compraram um aparelho de DVD que custa R$150,00 + R$15,00 de frete, ou seja, R$165,00... Geralmente as lojas permitem que você utilize mais de um vale compras para cobrir o valor e devolvem o valor de troco em um novo vale compras, caso seja o caso, ou você faz o pagamento normalmente em boleto ou cartão, do valor excedente...

Também não é difícil depois que fica claro, né...?!?!

Uma coisa que também vi muita gente reclamando é sobre a questão da disponibilidade de estoque das lojas e a questão de oscilação de valor...

É preciso entender que, uma loja virtual é diferente de uma loja física.... A loja física tem aquele estoque que visa atender a demanda da população daquela cidade... A loja virtual tem sim um número de itens em estoque, mas a venda é para todo o território nacional e eles não podem prever que nessa semana 50 pessoas de diferentes cidades iam decidir comprar a batereira XYZ que estava na sua lista de casamento e que por isso a batedeira XYZ não está mais disponível para compra... Logo é preciso que você tenha um pouco de paciência, ou deixe alguém a cargo disso, para dar uma olhadinha na lista de vez em quando e ver se não há necessidade de substituir algum produto que acabou no estoque da loja...

Entenda que a lista de casamento não é uma reserva de produto e que a loja não vai ficar lá guardando aquela batedeira para você só porque você incluiu ela na sua lista, afinal, pode ser que nenhum dos seus convidados decidam comprar a batedeira e a loja perderia de vender para algum cliente que realmente iria comprar...

Os itens que foram comprados também não são reservados pela loja... Mas porque não são se esses já foram pagos...?!?!? Simples... Porque você tem a opção de trocar o presente pelo vale compras e o mais uma vez a loja perderia de vender o produto para algum cliente que realmente levaria o mesmo...





O que fazer então...?!?!? Bem, se você ganhou aquela televisão linda que estava na sua lista de presentes e tem certeza que não vai trocar ela por nada nesse mundo, faça o resgate do produto logo que possível para não correr o risco de perder... Caso ela tenha sido comprada e o estoque tenha acabado, você pode esperar para ver se eles renovam o estoque (cada loja tem um período específico pelo qual a sua lista pode ficar ativa - geralmente entre 60 e 90 dias - e depois tudo que não foi resgatado vira automaticamente vale compras...) ou transforma o valor em vale compras e peça uma televisão diferente...

O grande problema de pedir um item diferente é a variação de preços... Se a TV custava R$1.100,00 na hora que o seus pais compram devido a uma promoção maluca do dono da loja, eles pagaram R$1.100,00, logo, se amanhã ou depois o valor da TV voltar a ser R$3.000,00 vocês podem resgatar e receber a TV sem ter que pagar nada a mais por isso... Agora, se vocês fazem o resgate do vale compras para comprar outra TV ou outras coisas, o valor que vocês vão receber no vale compras é o mesmo valor de R$1.100,00 pago na hora compra e não o valor de R$3.000,00 que está sendo praticando atualmente...

Então você tem que calcular bem o que é mais vantajoso antes de resgatar os presentes, ou solicitar o vale compras...

A entrega dos produtos também não acontece de uma só vez, em uma só remessa... Pode ser que você solicite receber 3 presentes diferentes e eles cheguem em um mesmo dia ou em dias diferentes, porque tudo depende do local de depósito desses itens que você pediu... Se o depósito de móveis fica na cidade vizinha e o de eletrônicos fica em outro estado, é lógico que a cama-box vai chegar antes da TV, e assim por diante...

Tudo isso também é informado claramente nos termos de uso informados na hora da adesão de uma lista de casamento em algum site...

Ou seja meninas, esse é um meio super bacana de agilizar a vida dos noivos e dos convidados - os convidados podem comprar e parcelar nos cartões, os noivos não precisam se preocupar em carregar e guardar um milhão de coisas e podem resgatar tudo só quando estiverem instalados, evitam os presentes repetidos, afinal, mesmo se alguém te der por fora algum presente que você já ganhou na loja virtual, você pode troca o da loja pelo vale compras sem maiores dificuldades - mas é preciso que você tenha atenção ao que você está contratando e realmente ler, não só sair clicando em "Concordo" como nós temos mania de fazer... Assim você vai evitar muitas dores de cabeça e estresses desnecessários só porque não leu aquilo que a loja lhe informou desde o início...


Bjs e até amanhã com a terceira e última verdade sobre casamentos...!!!!


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