sábado, 17 de março de 2012

Conversando sobre: Quem casa quer casa...


Ontem acabei não podendo dedicar tempo e atenção devidos ao UaU porque passei o dia andando atrás de casas para comprar, afinal, quem casa quer casa não é mesmo?!

E agente não é diferente, então vou contar um pouquinho sobre esse nosso processo para vocês...

 *****


Tanto Leo como eu moramos com nossos pais e ter o nosso cantinho é essencial e uma das primeiras coisas que pensamos quando começamos a pensar em casamento. 
Nós optamos por comprar uma casa em vez de alugar uma, porque a ideia de começar a nossa vida em conjunto gastando dinheiro pagando uma casa que não vai ser nossa, não é a melhor para gente. 

Como não temos pretenção de mudar de Macaé nem nada, o ideal é empenhar um dinheirinho e se apertar um pouco (ou muito em alguns momentos) pagando os 25 anos de financiamento, mas pagar por algo que será nosso.

A primeira coisa que nós precisamos fazer nessa nossa etapa de busca pela nossa casinha, foi fazer uma simulação no site da Caixa Econômica Federal. Você também pode fazer uma simulação clicando aqui.

Nós achamos melhor fazer a simulação primeiro, antes de procurar uma casa, porque, onde nós queremos comprar uma casa (Macaé) o preço dos imóveis é muito muito alto, e apesar  de apartamento ser um pouco mais barato, preferimos casa pela questão de comodidade e espaço...
Pessoalmente eu acho que como a cidade é chamada de "capital do petróleo" e recebe cada vez mais empresas relacionadas ao petróleo, as pessoas acham que todo mundo tem um poço de petróleo particular no seu quintal, então cobram os olhos da cara junto com um braço por casas simples e em lugares nem tão bem localizados assim.

Já vi anúncios de terrenos por 1 milhão - é isso aí... 1 milhão inteiro... rsrsrs - e não é beira de praia não... Muito pelo contrário, em lugares bem bem distantes do centro...




Então, devido a esses preços exorbitantes, preferimos fazer a simulação para saber qual o valor de imóveis que conseguiriamos financiar com os nossos salários pequeninos unidos...
Chegamos ao valor de 100 mil reais para financiamento, porque você só pode comprometer 30% da sua renda nas prestações, e começamos a nossa louca e desesperada saga para encontrar uma casa dentro desse valor...

O preço médio de casas legalizadas (porque a casa e o vendedor tem que ter toda a documentação OK e nome limpinho no SPC/Serasa) aqui em Macaé acaba sendo mais alto do que isso - em média 200 mil - mas procuramos, procuramos e procuramos nos últimos 5 ou 6 meses e nessa semana conseguimos achar duas casinhas por 80 mil e com documentos OK para venda. 
Ontem fomos ver uma, que Leo adorou porque tem 3 quartos e um quintalzinho razoável, mas precisa de algumas reformas, e segunda-feira vamos ver mais uma, de 2 quartos, mas em um lugar mais próximo ao centro do que a primeira, o que já é uma vantagem. 

Vamos ver então como vai ser e estamos torcendo para que na segunda-feira já consigamos escolher a nossa casinha, para começar o processo de documentação na Caixa para análise e compra da nossa casinha.

Ahhh sim... Quando você consegue finalmente achar a sua casinha, com documentação OK e quer comprá-la, você tem que levar todos os documentos que a Caixa pede (você pega a relação depois que faz a simulação do financiamento no site mesmo) até a agência da Caixa para que eles façam a análise de tudo, inclusive avaliação da casa por um engenheiro da Caixa, e aprovem o financiamento... Sendo aprovado, você e o vendedor assinam o contrato e a Caixa paga ao vendendor e você fica pagando a Caixa...

Como o processo é um pouco chatinho e burocrático demais para mim, pedi uma ajuda aos universitários... rsrs... Um amigo do meu pai que é corretor de imóveis está ajudando e tirando dúvidas... Mas o pessoal da Caixa é super prestativo e tiram todas as suas dúvidas se você for a uma agência...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amamos receber comentários!
Sugestões e críticas são bem vindas, mas spans, comentários que contenham linguagem imprópria, vulgar e/ou ofensiva serão excluídos.