quinta-feira, 1 de março de 2012

Casamentos no Mundo: Casamento na Índia


O que mais existe ao redor do mundo são culturas diferentes... E se existem culturas diferentes, as formas de celebrar o casamento também são...

Pensando nisso, vou procurar informações de como são os casamentos em diversos locais, até porque nós podemos ter algumas ideias e quem sabe usá-las no nosso casamento...

*****

Para começar, hoje vamos falar sobre o casamento na Índia.

A celebração do casamento na Índia varia de acordo com vários fatores, como por exemplo, castas, religião (hinduístas, jainistas, siquistas, parsis e muçulmanos), origem da família etc. Mas independente das diferenças os casamentos na Índia sempre são compostos por uma série de rituais simbólicos e profundos que tem por objetivo consagrar a união dos noivos, pedir por felicidade, paz, fertilidade, afastar influências negativas etc.

O celebração do casamento pode durar de 3 a 7 dias (Imaginem só! Nós já nos desesperamos com um único dia... rsrs).

No dia antes do casamento já existe uma comemoração, onde ocorre uma apresentação da família e dos amigos do noivo e muita dança comandada por um DJ. Essa primeira festa se chama Sangeet e nela também são distribuídas lembrancinhas: pulseiras e o bindhi (terceiro olho) para as mulheres e para os homens, uma faixa de tecido colorido para ser amarrado no punho.

A cerimônia de casamento é considerada longa, porque como já falamos existem vários rituais com vários significados. Os rituais são sempre acompanhados de músicas típicas e tradicionais e os parentes são a todo momento responsáveis por abençoar a união, isso porque o ato do casamento não significa a união apenas do marido e mulher, mas sim a união das duas famílias, que a todo momento estarão envolvidas na vida do casal.

Na recepção de casamento propriamente dita, depois do cerimonial religioso, o casal faz a primeira dança ao som de alguma música indiana lenta, os familiares fazem discursos e a festa tem início.
 
Algumas tradições indianas

- A pintura de henna (mehndi) da noiva é uma tradição importante. A noiva é pintada nas mãos, braços, pés e tornozelos. 
Segundo a tradição do país, quanto mais escura a henna estiver no dia seguinte a pintura, mais forte é o amor do marido pela esposa.

- As lembrancinhas para os convidados são doces típicos indianos que os convidados levam para suas casas. Também é comum oferecer as pulseiras coloridas, que as convidadas escolhem e usam de acordo com a cor de sua roupa.

- Depois do casamento, a esposa passa a morar na casa dos pais dos noivos.

Alguns rituais indianos que ocorrem na cerimônia de casamento

Swagatam of Baarat: o noivo e a família do noivo são acompanhados até o lugar do cerimônia e a mãe da noivo os recepcionam. A mãe da noiva abençoa o futuro genro com uma lamparina acessa em movimentos circulares e coloca o kumkum (pó vermelho) na testa do noivo, que simboliza boa sorte e vida duradoura. O noivo precisa quebrar um coco demonstrando que ele tem habilidade, força e determinação para passar todos os obstáculos na vida de casado.

Ganesh Pooja e Navagraha Pooja: essa reza tem o objetivo de pedir sabedoria e remover os obstáculos durante a nova vida de casados.

Havan: durante esse ritual os noivos oferecem sementes, ervas e manteiga para remover o escuro e ignorância. Os noivos estão prezando as cinco forças da vida – terra, ar, fogo, água e espaço.

Kanyadaan e Hast Melap: para os hindus, presentear a noiva é um dos rituais mais nobres e preciosos. Os pais da noiva oferecem a filha para o noivo colocando as mãos em cima das mãos do noivo e recitam um mantra. O noivo aceita a mão da noiva recitando o mesmo mantra.

Saat Pheras: esse é o ritual mais importante no casamento indiano. O casal anda em volta de um fogo sete vezes. O noivo começa e anda na frente da noiva por quatro voltas e a noiva depois anda na frente do noivo para as últimas três voltas.

Mangal Sutra, Sindoor e troca de colar de flores: o noivo coloca um pó vermelho (sindoor) na divisão do cabelo da noiva, que simboliza a aceitação para serem sócios eternos. O noivo também coloca o colar sagrado (Mangal Sutra) no pescoço da noiva, que simboliza que estão casados. O Mangal Sutra tem a intenção de proteger a noiva dos maus olhares. Quando a noiva tem o sindoor e mangal sutra, significa que ela está casada. O ritual final é a troca de colares de flores, um coloca no outro.

*****

Interessante ver como a celebração do casamento é diferente na Índia não é mesmo?!

Para fechar com chave de ouro, deixo aqui algumas fotos de um casamento multicultural (Indiano-Americano) que achei lindo... Não só pela celebração indiana, mas também pela celebração ocidental: amei as luvinhas pretas e o buquê da noiva.








Photos by Anna Rina




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amamos receber comentários!
Sugestões e críticas são bem vindas, mas spans, comentários que contenham linguagem imprópria, vulgar e/ou ofensiva serão excluídos.